Equipe de colaboradores do restaurante é formada por moradores da comunidade do Jabaquara e de bairros do entorno, gerando oportunidades e incentivando o desenvolvimento profissional

 

Para as pessoas que moram em bairros mais afastados do centro ou em regiões mais isoladas da Ilha, encontrar trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. A escassez de transporte, a distância das regiões mais centrais, que concentram as empresas e comércios, e a falta de oportunidades de emprego perto de casa estão entre as principais dificuldades enfrentadas por esta fatia da população.

 

Foi a partir desta percepção que os responsáveis pelo Espaço Tangará, na Praia do Jabaquara, decidiram apostar na contratação de pessoas da comunidade local, dando oportunidade aos jovens com dificuldades de ingressar no mercado de trabalho e driblando os problemas de acesso da equipe ao restaurante, que fica na última praia acessível por terra ao norte da Ilha, a 15 quilômetros da Vila.

 

Dos 11 colaboradores fixos da casa, apenas um veio de São Paulo. Todos os outros são moradores da Ilha, muitos deles nativos das praias do norte, que cresceram brincando nas areias da Praia do Jabaquara. A maioria não tinha experiência nas funções que exerce e alguns deles tiveram seu talento descoberto e revelado pelo Chef Tonhão, responsável pelo treinamento da equipe.

 

É o caso do Léo, caiçara da Praia da Pacuíba, que nunca tinha trabalhado em uma cozinha e nem pensava em fazê-lo. Entrou para cuidar da louça e em pouco tempo se interessou pelo universo da gastronomia. Incentivado pelo Chef Tonhão, passou a ajudar na manipulação de alimentos. Recebeu treinamento, se aperfeiçoou e hoje comanda esta área do restaurante, sendo responsável pelo controle de qualidade, seleção e armazenagem de tudo o que entra na cozinha.

 

A mesma história se repete com outros companheiros de trabalho, como o Ezequiel, caiçara da Ilha Vitória, que entrou como assistente e hoje é responsável pela praça de porções, com receitas super elogiadas pelos clientes. Completam o time da cozinha o Welyngton e a Fernanda,  que comandam o time sob as orientações do chef Tonhão, e a Danielle, que dá assistência aos colegas.

 

No bar e no salão, três jovens atuam como líderes da equipe: as irmãs Soliane (que comanda o bar) e Simone (responsável pelo caixa), ambas da praia do Jabaquara, e o Maurício, que cuida das compras e coordena a operação da casa, único integrante da equipe que veio de outra cidade.

 

O atendimento aos clientes, tanto no salão quanto na praia, estão sob os cuidados dos também irmão Felipe e Nicolas, enquanto o João, marido da Simone, executa os serviços de manutenção e a Josy cuida da limpeza.

 

“Ao apostar na contratação de pessoas da comunidade, conseguimos formar uma equipe afinada e comprometida, que hoje se tornou uma família, dentro e fora do restaurante”, conta Fabrício, gerente e sócio da casa.

 

“Todos estão sempre juntos, são amigos e têm um ótimo relacionamento. E nós com eles também. É uma relação mais próxima do que a de patrões e empregados. Participamos da vida deles, ajudamos no que for possível, saímos juntos e eles são super comprometidos. Estão sempre lá para o que precisamos. Todos eles. Queremos que eles fiquem com a gente por muito tempo e cresçam como profissionais e como pessoas! Faremos o possível para isso acontecer!”, completa Rodrigo, outro sócio do empreendimento.