Nos últimos meses diversos textos foram publicados com o título “Síndrome do Pescoço de Texto”, baseados numa pesquisa (https://cbsminnesota.files.wordpress.com/2014/11/spine-study.pdf) que fala sobre a modificação da quantidade de peso que passa a ser sustentado quando a cabeça é projetada à frente. O comportamento que causa essa síndrome tornou-se bastante comum, desde que a maioria das pessoas passou a utilizar constantemente smartphones e similares para mandar e receber textos.

 

Quer saber as consequências?

São várias e todas trazem desconforto e dores. Quando projetamos a cabeça à frente do tronco modificamos a posição das curvas morfológicas naturais da coluna, gerando compressão na área cervical, torácica e lombar. Estas áreas, com o passar do tempo, se tornam cronicamente hiper tensionadas. O fluxo sanguíneo diminui e a nutrição celular fica restrita. Além disso, essas compressões restringem o fluxo linfático, resultando em um acúmulo de resíduos bioquímicos, o que não é nada bom. Aliado a estas questões, a compressão sobre terminais nervosos provoca irradiação de dores ao longo da coluna, chegando às mãos, e às pernas.

 

Mastigação, respiração, digestão e excreção.

A projeção da cabeça à frente, ao modificar a organização das curvas da coluna, provoca uma alteração no posicionamento da boca e o achatamento do gradil costal. Estas alterações comprometem a respiração, a mastigação e a deglutição. O achatamento das costelas aumenta a pressão interna no tronco, que por sua vez altera a pressão no abdome e na área pélvica, comprometendo a eficiência pulmonar, cardíaca e dos demais órgãos.

 

Até o labirinto saiu perdendo.

O que chamamos de labirinto na linguagem popular está situado na cabeça, bem lá dentro do crânio, atrás do ouvido e só funciona corretamente com a cabeça verticalizada. Na verdade, estamos falando do sistema vestibular, cuja atividade nos permite saber onde e como estamos posicionados no espaço. A eficiência na atividade deste sistema está ligada diretamente ao controle da direção, velocidade e precisão dos movimentos que realizamos. A eficiência na execução de todo e qualquer movimento, depende da sincronização deste sistema com todos os mecanoreceptores, que atuando juntos, formam o sistema proprioceptivo. Ou seja, quando mudamos a posição da cabeça a eficiência deste sistema diminui.

 

Sintomas da “Síndrome do pescoço de texto”:

Conforme o ângulo da projeção da cabeça à frente irá surgir falta de estabilidade para se movimentar, limitação na movimentação dos braços e em casos severos pode acontecer hérnias discais, dores de cabeça, dores nas costas, enjoo, vista turva, tontura etc. Uma verdadeira encrenca, não é?

saude5Como verificar o posicionamento da cabeça? Faça o teste.

  • Fique em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e de costas para uma parede que não tenha rodapé, sem encostar na parede.
  • Vá se aproximando da parede e verifique qual é a área que vai encostar primeiro. Pare.
  • Se tocar na parede primeiro com os glúteos é sinal de que você está curvado para frente e toda a frente do tronco está restrita.
  • Se a área torácica tocar primeiro é porque você está levando habitualmente a linha da cintura muito para a frente.
  • Estando com os calcanhares, glúteos e o alto das costas tocando a parede você continua sem conseguir encostar a cabeça? Você é capaz de encostar a cabeça na parede sem ter que suspender ou abaixar o queixo ou arquear as costas?

 

Solução

Mantenha o smartphone, ou qualquer outro aparelho na frente do rosto, ao invés de abaixar a cabeça para digitar. Preste atenção para manter a cabeça verticalizada e movimente sempre os olhos. Simples, né? Pratique!

 

zeaugusto*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135.