O que significa inflamação?

A palavra inflamação vem do latim e significa “estar em brasas ou em fogo”. Inflamação é uma resposta biológica complexa a estados estressantes provocados por agentes patogênicos, atividades intensas e repetitivas, alimentação inadequada, sono inadequado e agentes estressantes que não conseguimos lidar. Convém lembrar que a inflamação é um processo de proteção e que sem ele, lesões ou infecções não iriam sarar. Quando uma situação de inflamação é aguda, faz parte do processo de cura, o problema é quando se torna crônica.

 

Inflamação crônica

Um estado inflamatório crônico demonstra que está acontecendo uma alteração constante da atividade biológica na área inflamada e que provavelmente vai se generalizar. A renovação e destruição de tecidos acontece simultaneamente na área, além de uma invasão de radicais livres que acabam por atingir também tecidos saudáveis. É ai que mora o perigo. Radicais livres, até um certo limiar, são benéficos e regulam atividades biológicas, porém quando ultrapassam certo limiar se tornam tóxicos. Estados inflamatórios de baixa intensidade estão sendo reconhecidos como a porta de entrada para uma série de processos patológicos que se tornam mais graves com o passar do tempo.

 

Fontes de combate à inflamação crônica

Estamos pesquisando maneiras de combate a estes estados de inflamação crônica e aqui estão elas:

 

  • Tratamento hiperbárico;
  • Medicamentos;
  • Alimentação;
  • Atividade física adequada;
  • Contato direto com o chão;

 

O tratamento hiperbárico é caríssimo e difícil de encontrar. O tratamento medicamentoso vai depender da orientação da medicina, já os outros três são maneiras naturais de combate e estão ao nosso alcance e responsabilidade.

Experimente

 

Alimentação sem carboidratos processados. Recomendo o site do médico José Carlos Souto, no Brasil e o Real Meal Revolution, do Prof. Timothy Noakes, na África do Sul. É barato, não tem contraindicações e só depende de nós.

 

Atividade física

Note que os parâmetros utilizados na Educação Física estão baseados em performance competitiva. Estes parâmetros não têm nada a ver com saúde, bem-estar e longevidade eficiente. Treine diariamente, buscando conforto, prazer e bem-estar, variando constantemente o tipo de atividade. Este comportamento impede que você desenvolva um estado inflamatório crônico e suas consequências.

 

Lembre-se que é muito mais inteligente e muito mais barato preservar-se do que ter que lidar com os estragos morfoestruturais provenientes de lesões e estados patológicos.

 

Ponha os pés no chão

Esta pesquisa é espetacular. A ciência reconhece, já há muito tempo, que a superfície do planeta é abundante em frequências elétricas com cargas negativas, conhecidas como elétrons livres. A medicina também reconhece que nós temos cargas elétricas e que somos constituídos por matéria condutora. Vide eletroencefalograma, eletrocardiograma, eletromiografia etc.

 

Elétrons livres apresentam carga elétrica negativa e são atraídos por cargas opostas. Olha só, os famosos radicais livres presentes em exagero nos processos inflamatórios crônicos são moléculas com cargas elétricas positivas. Estar com a pele em contato direto com o solo livre, como a areia molhada na praia, grama e terra, faz com que os elétrons passem para nós balanceando a produção de radicais livres e isto simplesmente acaba com a maioria dos processos inflamatórios.

 

Meia hora por dia, dizem os pesquisadores, é suficiente para que este balanceamento negativo/positivo aconteça. Você também pode optar por manter-se aterrado mesmo dentro de casa.

 

Dica

Experimente caminhar na praia sem calçado, funciona! É de graça e ainda tem a vantagem de melhorar a sua produção da magnífica vitamina D, que na verdade é um hormônio liberado quando tomamos sol. Quer pesquisar mais? Acesse http://www.earthinginstitute.net/

 

Bons treinos e saúde!

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.