Programação cultural e religiosa em homenagem a Nossa Senhora D’Ajuda reuniu devotos, moradores e visitantes em uma das comemorações mais tradicionais da cidade.

 

Em Ilhabela, a devoção a Nossa Senhora D’Ajuda é tão antiga quanto a história da cidade e foi trazida para cá pelos colonizadores portugueses, cujas embarcações cruzavam o oceano rumo ao Brasil sob a proteção da Santa.

 

De acordo com os registros da Diocese de Caraguatatuba, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora D’Ajuda foi construída no final do Século XVII, no mesmo lugar onde hoje está instalada a Igreja Matriz. Embora o documento oficial que criou a capela não tenha sido encontrado, sabe-se que em 1697 o Padre Manoel Gomes Pereira, então Vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha um Santuário dedicado a nossa padroeira.

 

Um século mais tarde, deteriorada pela falta de cuidado e manutenção adequados, a capela precisou ser praticamente reconstruída e no início do Século XIX foi preparada para se tornar a Igreja Matriz da “Vila Bela da Princesa”. Em 1806 foi oficialmente transformada em Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e assim permanece há 210 anos.

 

O estado atual da Igreja Matriz de Ilhabela é fruto do trabalho e dedicação do escultor paulista Alfredo Oliani. Por volta de 1950, este artista começou a arrecadar doações para a reforma da fachada, dos altares, a pintura do forro, dos quadros e a colocação do novo piso. Ele também contribuiu com a execução de várias obras, com destaque para a “Via Sacra” e as quatro grandes estátuas que se encontram na frente da Igreja.

 

Dia da Padroeira – Comemorada em 2 de Fevereiro, a festa em homenagem a Nossa Senhora D’Ajuda é uma das mais tradicionais de Ilhabela e reúne todos os anos centenas de fiéis, moradores e visitantes em uma celebração que termina com a emocionante procissão pelas ruas da Vila, iluminada pelas velas que cada um dos participantes leva nas mãos.

 

Neste ano, a programação social contou com a quermesse organizada pela comunidade da paróquia e teve shows musicais realizados pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, com artistas como Talis e Wellinton, Cecília Militão e Banda Palace, Luciana Mello e Padre Alessandro Campos.

 

A celebração litúrgica aconteceu entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro e teve como tema “Maria, a Arca da aliança entre Deus e os homens, ela guardou em seu coração a misericórdia divina em perfeita sintonia com seu filho Jesus” Mv24. As missas da novena contaram com a participação de vários sacerdotes convidados e a programação terminou com a tradicional Alvorada com Queima de Fogos logo pela manhã do dia 2, seguida pela Reza do Terço, a Missa e a Procissão Luminosa.