Em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, o autor Leandro Passos convida para o lançamento de seu novo livro, base de um projeto que pretende estimular o resgate da cultura lúdica e do brincar.

 

Premiado por um edital do PROAC-SP – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o Livro “Menino Voa”, de Leandro Passos, integra um projeto realizado em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável que levará às crianças de diferentes comunidades de Ilhabela eventos literários, culturais e educativos. O objetivo é convidar os pequenos e seus pais a refletir sobre os impactos da tecnologia na saúde e na qualidade de vida, ressaltando a importância das atividades lúdicas, das interações humanas e do contato com a natureza para o pleno desenvolvimento da saúde física e emocional, da inteligência e das aptidões.

A iniciativa será lançada oficialmente no próximo dia 10 de março, na Biblioteca Pública Municipal Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha, em um evento aberto ao público, que vai receber 260 crianças em dois períodos. As ações se repetirão por vários dias em diversos bairros da cidade, em outras bibliotecas e escolas, na APAE e em comunidades tradicionais, com foco na faixa etária da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.

Nos encontros, o autor promoverá contações da história do livro, seguidas por uma palestra-oficina sobre o tema abordado na obra. Com linguagem lúdica, músicas do cancioneiro popular, trava línguas, brincadeiras de roda e conversas, Leandro abrirá o debate sobre a importância de se aproveitar melhor o corpo e o ambiente através da criatividade nas brincadeiras.

As palestras-oficinas também contarão com exercícios de autorregulação, como o bom uso da respiração para mudança de humor, percepção de si e do outro para melhor convívio em grupo, coordenação motora e cognitiva, bem-estar e a importância da exploração da natureza. Por fim, terminarão com um convite à prática da leitura como atividade de lazer.

 

Sobre o livro – “Menino Voa” é um convite às pessoas que trocaram as brincadeiras de rua, o quintal e o contato com a natureza, por eletrônicos de todos os tipos, tornando-se um cadeirante por opção. O foco narrativo principal do livro são as experiências de um menino cadeirante, interagindo com a natureza ativamente.

Com tiragem de 4 mil exemplares, a obra também é uma ferramenta de alerta para pais, educadores e crianças sobre estilo de vida e um chamado à mudança de hábitos e atitudes. É uma narrativa facilitadora da discussão de temas transversais relacionados aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que favorece o resgate das brincadeiras de rua e da cultura local.

A substituição de brincadeiras de rua, da interação com a natureza e com os amigos por games é um fenômeno universal, que preocupa a Organização Mundial de Saúde e já é considerada distúrbio mental nos casos de dependência. As consequências são significativas: obesidade, hiperatividade, déficit de atenção, desequilíbrio emocional, baixa motricidade – falta de equilíbrio, agilidade e habilidade física são alguns dos problemas de saúde mais evidentes causados por esse contexto.

Por esses e diversos outros fatores, “Menino Voa” enaltece o resgate da cultura lúdica e do brincar, fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças.

 

Sobre o autor – Leandro Passos é escritor, ilustrador e palestrante. Graduado em Letras e Comunicação Social com habilitação em produção editorial. Coordenou, por oito anos, oficinas multidisciplinares no projeto socioeducativo da Associação Barreiros em Ilhabela. Suas oficinas estimulam a leitura, a produção de textos, poesias, ilustrações e o exercício da criatividade. Ganhou prêmios e concursos literários e ilustrou diversas publicações infantis.

Em 2017 lançou seu primeiro livro infantil, apresentado a 1.500 crianças nos municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, participando também de rodas de conversa com pais, educadores e crianças sobre a importância da leitura desde a primeira infância.

 

Serviço:

Lançamento do Livro e do Projeto “Menino Voa”

Data: 10 de março de 2020

Horário: 09:00h (primeira seção) e 13:30h (segunda seção)

Local: Biblioteca Pública Municipal Prefeita Nilce Signorini

Avenida Princesa Isabel, 2626 – Barra Velha