O Restaurante do Cura promoveu, no dia 19 de abril, mais uma edição de seu jantar beneficente, dessa vez em homenagem aos imigrantes italianos, seus costumes e comidas típicas. A entidade beneficiada foi o projeto social Lar do Ancião Feliz de Ilhabela, que recebeu parte da renda arrecadada.
Para relembrar a história e também homenagear todos os descentes dos imigrantes da Itália, o Cura preparou uma noite pra lá de especial, com cardápio recheado de diversos tipos de massas, pratos famosos, especiarias, doces e muito mais. Além disso, a decoração harmônica em referência à cultura italiana levou os participantes a uma pequena viagem a “terra nostra”.
Outro destaque foi a cartela com grandes vinhos do páis, que foram especialmente selecionados pelo sommelier Daniel Ravetta, dono da “Bicchiere di Vino”.
A história colonial de Ilhabela começa quando os integrantes da primeira expedição exploradora enviada por Portugal e comandada por Américo Vespúcio, conhecido navegante italiano, chegaram a São Sebastião em 20 de janeiro de 1502. O comandante descreveu o local como “paraíso na Terra”.
Essa região permaneceu desabitada ao longo dos primeiros 100 anos. Somente em 1608 é que viriam se estabelecer os primeiros colonos. Desde então tradições e costumes dos imigrantes, enriqueceram a cultura e gastronomia local.
Sobre o Lar do Ancião Feliz de Ilhabela – A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 13 de julho de 1981, com a finalidade e objetivo de amparar idosos, maiores de 60 anos, em regime de Centro Dia, dando-lhe assistência integral, sem distinção de raça, cor ou condição social, credo político ou religioso. Realizam atividades para juntar recursos financeiros como: bazares, quermesses, jantares, almoços e chás beneficentes, bailes, sorteios e outros, como também doações voluntárias. Em 1999 com apoio da Prefeitura da cidade, inauguramos a obra social do Lar do Ancião Feliz de Ilhabela. Dados estatísticos pesquisados no Censo Demográfico de 2010 do IBGE demonstram que o município apresentou uma população de 28.196 habitantes e destes 2.133 com idade superior a 60 anos, 7,56% da população total. Diante desse quadro, faz-se necessário esforços para a implementação das políticas públicas sociais voltadas para esse segmento.