Projeto promovido por um grupo de voluntários cria nova oportunidade de roteiro sustentável na região

 

A comunidade tradicional que vive na Baía de Castelhanos foi escolhida para desenvolver um projeto de turismo sustentável pioneiro em nossa região, criado para fortalecer e fomentar o protagonismo do turismo local, oferecer novas oportunidades de trabalho e geração de renda para as famílias e estimular a preservação dos recursos naturais e da cultura caiçara.

 

Promovido por meio da iniciativa voluntária de um coletivo de profissionais de diferentes áreas, o programa de capacitação “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” aconteceu entre agosto e outubro de 2017, com a realização de diversas oficinas, que abordaram temas como o entendimento do significado de Turismo de Base Comunitária apoiado na experiência de convidados, condução de grupos de ecoturismo, criação de roteiros e precificação, além da criação de um website para a comunidade.

 

O projeto idealizado por Daniella Marcondes, consultora da Maembipe Ecoturismo e por Alex Damico, responsável pelo Pouso Sambaquis, é um dos desdobramentos do 1º Workshop de Turismo Sustentável e Marketing, realizado em Ilhabela em abril de 2016. A proposta é mostrar o enorme potencial de Ilhabela para o desenvolvimento do turismo sustentável e criar um modelo que possa ser aplicado em outras comunidades, gerando benefício às suas populações e garantindo a preservação dos territórios onde vivem.

 

O Turismo de Base Comunitária é mais uma ferramenta de empoderamento das Comunidades Tradicionais, que nos últimos anos uniram forças para lutar pela preservação de suas terras, costumes e modo de vida, diante de ameaças como a urbanização, a especulação imobiliária e o próprio turismo de massa, predatório em regiões frágeis como estas.

 

Após o encerramento das oficinas todos os participantes foram certificados e o resultado do programa é a estruturação de um Núcleo de Turismo Comunitário, dentro da Associação Castelhanos Vive e em parceria com a Associação Amor Castelhanos, além da consolidação de um roteiro completo de atividades, com opções como Passeio de Barco e Canoa Caiçara, Trilhas, Visita ao Cerco, Oficina e Rodas de Conversa, proporcionando ao turista uma verdadeira imersão na cultura, história e modo de vida do povo caiçara. Todos os roteiros e atividades estão detalhados nos site, que também conta com central de reservas.

 

Acesse: www.castelhanos.org

Confira os roteiros e descubra uma nova forma de conhecer as belezas de Ilhabela!

 

O projeto “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” conta a parceria da Maembipe Ecoturismo, Pouso Sambaquis, Ilhabela Convention & Visitors Bureau, Fundação SOS Mata Atlântica, Viajar Verde, OCA Consultoria Ambiental, Castelhanos Vive, Amor Castelhanos, Garupa, Blog Turismo Comunitário e Mirô Ilustração Criativa.