Ilhabela respirou durante quatro semanas a magia da dança. Ao todo, 15 espetáculos foram apresentados no teatro do Pés no Chão, em escolas, na rua e, no último final de semana, num grande palco montado na Vila. O 18º Dança e Movimento foi realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
Quase 4 mil pessoas assistiram as apresentações, que contemplaram do tango ao hip hop, passando por muita dança contemporânea.
Se “Xapiri Xapiripë”, com a “Cia 8 Nova Dança”, encantou a plateia com uma pesquisa cativante sobre as populações indígenas, “Anseio”, da Companhia de Danças de Diadema, trouxe a inovação. A caipirice brejeira também foi homenageada em Rememorações do Chão, do Espaço Expressão Cia de Dança.
Já centenas de alunos das escolas do Bexiga e da Água Branca receberam a visita da trupe do ParaladosanjoS, com seu Cabaré da Lua, enquanto a meninada da Escola José Benedito, no Reino, viu, ainda que com chuva, a querida Palhaça Carmelaa (Iris Fiorelli) em sua faceira Kombi cor-de-rosa.
Dois expoentes da dança se apresentaram no teatro do Pés no Chão: Luis Arrieta e Irupé Sarmiento com Tango aDois, e a compagnie “à fleur de peau”, com sua « Conférence Dansée ». Luiz Arrieta confirmou mais uma vez sua plenitude como mestre dos mestres no universo da dança.
A noite das escolas foi pura festa: casa cheia, protagonismo e emoção à flor da pele.
No último final de semana, o evento levou para a Vila a riqueza e alegria da Cia. Repentistas do Corpo com “Tupiliques”, em intensa e metálica LINK, da Ribeirão Preto Cia. de Dança. Já nosso vizinho Corpo de Baile de Caraguatatuba propôs um resgate da ancestralidade através de Colcha de Retalhos.
A estreia da Cisne Negro Cia de Dança em Ilhabela foi um dos pontos altos do evento. Suas três coreografias agradaram em cheio ao público que lotou a plateia e aplaudiu sem parar. Foi um show de apresentação. Quem entrou de última hora no evento surpreendeu. A Cia Eclipse Cultura e Arte mostrou um trabalho genial em Impermanência, causando grande impacto pela fusão de linguagens, e especialmente pela maestria do seu Hip Hop.
Na despedida, puro encantamento! O Ballet de Londrina presenteou o público com frevo, maracatu, caboclinho, cavalo-marinho entre outros ritmols fazendo com que o último espetáculo do 18º Dança e Movimento fosse regado à alegria, energia e profunda devoção à arte!
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela-SP. Mais informações: (12) 3896-6727.