Em nossos textos, estamos constantemente nos referindo à eficiência morfofuncional humana ao longo da vida. Para que esta eficiência aconteça, o primeiro ponto a ser considerado é se as células que nos constituem e nos transformam estão sendo nutridas, tanto em quantidade quanto em qualidade. Esta é a principal função do sistema vascular. Veja que não é uma tarefa fácil, quando consideramos que o número de células a ser alimentada esta em torno de 100 trilhões de indivíduos.

O caminho e o sistema de transporte

Os caminhos para que os nutrientes e o oxigênio cheguem até as células são as veias, as artérias e os capilares, e o sistema de transporte é o sangue. Ninguém pode ficar sem sua cota de nutrientes, senão começa a dar pane. Lembre-se que qualquer movimento realizado desde o nível micro (metabolismo) até o nível macro (cognitivo/motor) e a renovação de tecidos depende da eficiência da atividade celular.

Como manter a eficiência do sistema vascular?

Duas coisas importantíssimas: alimentação e exercício.

Alimentação – Evite o consumo de alimentos processados. Sugiro a você que fique longe dos produtos derivados de farinha de trigo. Elimine o açúcar e reduza ao mínimo o consumo de sal de cozinha. Evite os cereais matinais.

Coma frutas, verduras, legumes, carnes e frutos do mar, queijos frescos, iogurte, ovos e raízes brasileiras como a batata doce, inhame, cará, mandioca, etc. Comida boa é comida feita em casa ou em lugares que você confia na qualidade.

Exercício – Mantenha-se ativo. As atividades mais indicadas para manter as vias de transporte do sangue para as células são as de longa duração.

O que é considerada uma atividade de longa duração?

As que duram uma hora ou mais. A minha sugestão para quem vai iniciar um programa de exercícios é a caminhada. Comece em piso plano e, para sua referência, caminhada eficiente para surtir efeito no sistema vascular precisa atingir a velocidade de 5/6 km por hora e ser mantida por uma hora sem parar. Precisa ser realizada todos os dias.

Variação – Pedalar, remar e nadar, são variações interessantes. Se forem atividades que você gosta, podem tornar o seu programa de exercícios mais interessante. Além da caminhada é claro.

Estas sugestões são para pessoas de qualquer idade que pretendem iniciar um programa de exercícios.

Lembre: Se você fizer um programa diário de exercícios e se movimentar constantemente, a saúde vascular vai melhorar. Se você se exercitar e ficar sentado o restante do dia, sinto muito, a saúde vascular vai continuar a piorar e a sua hora de atividade não vai ajudar em nada. Levante, se movimente constantemente, deixe o carro para situações em que realmente ele seja necessário.

Bons treinos!

 zeaugusto*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135.