*Dra Elcilene Roefero

 

O sorriso representa a forma mais primitiva e essencial da comunicação humana, porque expressa as emoções e os sentimentos, podendo despertar admiração ou sensações agradáveis.

 

Quando olhamos para um belo sorriso e nos encantamos, na verdade o que percebemos, inconscientemente, é uma harmonia existente no conjunto dentes, gengivas, lábios e face:

 

Os dentes são o centro da atenção. O tamanho, a forma, a posição e a cor estão em harmonia, proporção e simetria relativa aos elementos que os emolduram, que são as gengivas e os lábios. A gengiva tem seus arcos recobrindo essencialmente as coroas dentárias. E os lábios têm tamanho e formato proporcionais as demais estruturas da face!

 

Um sorriso atraente colabora para a melhora da aparência estética e da auto-estima, produzindo uma aura que amplia a beleza da face!

 

E atualmente, o que a odontologia pode fazer pela beleza do sorriso?

 

A odontologia estética visa a busca da beleza física, por meio de tratamentos especiais para correção de problemas específicos.

 

Existem alguns princípios que foram estabelecidos através de pesquisas, medidas científicas e conceitos artísticos de beleza, que se considerados e aplicados corretamente, determinam como resultado final um bonito sorriso: com harmonia de proporções e perfeição de formas.

 

O formato e o tamanho dos dentes podem ser alterados através das restaurações de resina composta ou laminados cerâmicos. Alterações na cor são obtidas com os clareadores dentários. Quando não, com restaurações. Pequenas correções no alinhamento dos dentes também podem ser realizadas através das restaurações.  Grandes correções de alinhamento necessitam de tratamentos com aparelhos ortodônticos ou até mesmo com cirurgias.

 

Os formatos dos arcos gengivais, responsáveis pela “estética vermelha”, podem ser corrigidos com cirurgias “plásticas”, ou que recortam o excesso gengival, ou que acrescentam tecido para o recobrimento das raízes expostas. A fina espessura gengival e as manchas gengivais também podem ser tratadas.

 

E finalmente, para melhorar alinhamento e formato dos lábios, harmonizando o sorriso com a face, as técnicas da harmonização orofacial podem ser aplicadas. A toxina botulínica, que bloqueia a ação de alguns músculos faciais, e o ácido hialurônico, que preenche e hidrata a pele, estão entre os materiais mais utilizados.

 

Enfim, a odontologia tem se empenhado no sentido de aprimorar materiais e técnicas que permitam aliar estética, função e saúde bucal. Um sorriso bonito deve estar acompanhado de uma correta função, respeitando-se os padrões próprios de cada um!

 

*Dra Elcilene Roefero é especialista em Prótese pela Unesp SJC; atua também em Implantodontia e Periodontia, com curso de cirurgia estética na New York University; integra a equipe do Grupo Imppera – curso de Cirurgia estética periodontal e periimplantar em SP; é membro do International Team for Implantology; coordena a El MaR Odontologia Integrada, há 22 anos em Ilhabela.