A Baden Baden apresenta seu novo rótulo Märzen, a primeira cerveja produzida exclusivamente com lúpulo 100% nacional. O lançamento é fruto de uma parceria entre a tradicional cervejaria de Campos do Jordão e a Fazenda Viveiro Frutopia, em São Bento do Sapucaí (SP), com o objetivo de desenvolver e fomentar o plantio de lúpulo em solo brasileiro. O Brasil está entre os maiores produtores de cerveja do mundo, mas alguns insumos ainda são importados de outros países e o lúpulo se encaixa nesse contexto.

 

Märzen, que significa março em alemão, é um estilo originário da região da Bavária onde, no século XV, existia um decreto de proibição de produção de cerveja entre 24 de abril e 28 de setembro. A nova receita foi desenvolvida para obter um líquido que durasse o período de proibição. A colheita do lúpulo Mantiqueira, nome dado a variedade brasileira, iniciou em março e deu origem à produção da Märzenbier, que tem amargor agradável, aroma levemente cítrico, com sabor de malte e corpo equilibrados, cor dourada e espuma cremosa.

A cerveja reflete a busca pela melhor harmonização entre os quatro elementos básicos de uma cerveja que muitos já conhecem: água, malte, lúpulo e levedura. “O trabalho foi, sem dúvidas, bastante desafiador, mas acreditamos profundamente que o caminho que estamos seguindo nos deixa cada vez mais próximos de nosso objetivo final. Apreciamos a Baden Baden Märzen com a certeza de sua qualidade e aguardamos ansiosos pela safra de 2018” celebra Sidney Telles, mestre cervejeiro da cervejaria Baden Baden.