por André Saidenberg*

 

Os beija-flores são uma das aves mais fascinantes e fáceis de se observar no seu jardim e para atraí-los, basta colocar um bebedouro com açúcar.  Além de beija-flores, outras aves nectarívoras (que se alimentam de néctar) também são atraídas pelos bebedouros, especialmente os tangarás, as saíras e os cambacicas (Coereba flaveola).

 

Contudo, apesar da boa intenção, se não houver prevenção pode-se acabar, indiretamente, prejudicando e até causando a morte dessas aves. Os cuidados envolvem manter o bebedouro sempre limpo, com a troca do conteúdo diariamente.

 

Se estes cuidados não foram adotados, o açúcar presente na solução fermentará com o crescimento de bactérias e fungos (um processo natural de cada alimento mantido sem conservantes e fora da geladeira) e cada beija-flor que ali se alimentar irá ser contaminado com consequências gravíssimas para sua sobrevivência. Basta comparar se você encostaria a boca e tomaria a mesma água de um bebedouro que ficou o dia anterior inteiro sendo usado por outras pessoas que também encostaram a boca. Para uma ave as consequências são piores.

 

Muitas pessoas não acreditam que exista problema porque beija-flores doentes não acabam sendo observados facilmente por estarem muito fracos e escolherem morrer em um local quieto e escondido. Alguns que são vistos podem demonstrar estar parados, respirando com dificuldade, ou mesmo com a língua para fora sem poder retrair dentro do bico.

 

O crescimento de micro-organismos (principalmente de fungos) acaba se tornando visível no bebedouro através de pontos e manchas pretas, principalmente dentro do orifício onde as aves colocam a língua e bico.

 

Como esses locais são de difícil limpeza utilizando uma escova, existem métodos eficientes

para prevenção desses problemas:

 

Tenha dois jogos de bebedouro para facilitar o uso diário e sua limpeza. Um estará em uso e o outro estará sendo desinfetado como descrito:

 

  • Para desinfetar o bebedouro, jogue fora o que restar de água e açúcar do interior.

 

  • Tenha um recipiente com ¼ de água sanitária sem perfume (cloro) diluída com água.

 

  • Deixe por várias horas em uma bacia com imersão para desinfetar bem e enxague com bastante água para eliminar o cloro. Deixe secar.

 

  • Enquanto isso o outro bebedouro estará em uso facilitando a troca de manhã.

 

 

Mantenha o bebedouro pendurado em um local protegido do sol direto, pelo menos em grande parte do dia, para prevenir que fermente mais rapidamente.

 

Existem produtos comerciais para beija-flores (néctar artificial), porém os cuidados de limpeza continuam os mesmos, ainda que digam que o produto não precisa ser trocado diariamente.

 

Se for viajar e não houver ninguém para trocar o bebedouro diariamente, retire do alcance das aves. Dar alimento que irá ficar estragado não ajudará as aves.

 

Beija-flores são territoriais e podem acabar brigando pelos bebedouros. Se o seu bebedouro estiver sendo disputado, acrescente um ou dois em áreas mais afastadas. Sem esquecer de também manter estes limpos.

 

Outros cuidados envolvem colocar o bebedouro em local que não seja de fácil acesso para predadores, sendo colocado no alto para evitar cães, e pendurado, por exemplo, em uma varanda para evitar o acesso de gatos. E fora da passagem de pessoas que acabam assustando as aves que ali se alimentam.

 

Uma maneira natural de atrair beija-flores sem ter que se preocupar com colocar bebedouros é plantar flores que atraem essas aves. Plantas como a Ipomea, Hibisco, Russélia, Helicônia, Lantana.

 

Além de auxiliar beija-flores, a presença e perfume de várias dessas espécies de plantas são um atrativo a mais para o seu jardim.

 

Seguindo essas dicas você poderá apreciar a presença dessas maravilhas da natureza no conforto da sua casa, ao mesmo tempo em que vivem sua vida em liberdade.

 

*André Saidenberg é médico veterinário especialista em aves e voluntário da ASM – Área de Soltura Monitorada Cambaquara