por Dra. Elcilene Roefero*

 

Em tempos de coronavírus e cuidados intensivos com a saúde, nossa maior preocupação é cuidar da higiene, principalmente das mãos, uma vez que é através delas que podemos levar o vírus ao nariz ou à boca. O cuidado redobrado com a higiene das mãos é de extrema importância também para a nossa saúde bucal, afinal utilizamos as mãos para realizar a higiene da boca.

 

A recomendação dos especialistas é ter cuidado ao higienizar as mãos usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca. Como as mãos serão imprescindíveis para o uso do fio dental, da escova de dentes e do higienizador de língua, é importante que estejam bem higienizadas antes de serem levadas a boca!

 

Manter a boca corretamente higienizada e saudável também é uma preocupação atual. Tal hábito colabora para a prevenção de doenças sistêmicas. Estudos já observaram a presença de bactérias bucais em outras partes do nosso corpo, incluindo cérebro e coração. E já associaram as bactérias bucais a doenças como endocardite, aterosclerose, diabetes e infarto.

 

É muito importante que seja feita a higienização correta da língua e de todos os dentes, com bastante atenção aos molares, que acumulam muita placa bacteriana entre eles e que estão mais próximos às vias aéreas.

 

O estado de saúde do paciente que tenha contraído a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta. Uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

 

Outra dica importante é a forma correta de cuidar de nossas escovas dentais e nossos higienizadores de língua: mantendo-os imersos em solução desinfetante, como o digluconato de clorexidina a 0,12%, por 20 minutos. Isso evita a reinfecção após cada uso.

 

A troca de escova dental deve ser feita mensalmente e sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação. Ressalta-se a importância do uso do fio dental e enxaguante bucal.

 

Estas recomendações de higiene bucal devem ser intensificadas durante o período de pandemia, mas também podem ser levadas para o resto da vida! Afinal, nossa boca é uma importante porta de entrada para vírus e bactérias.

 

Fonte: Jornal da USP, Prof Vinícius Pedrazzi (FORP)

 

*Dra Elcilene Roefero é especialista em Prótese pela Unesp SJC; atua também em Implantodontia e Periodontia, com cursos de cirurgia estética no Grupo IMPPERA em São Paulo e na New York University; coordena a El MaR Odontologia Integrada, há 25 anos em Ilhabela.