As escolas de samba Leões do Ita, do Itaquanduba, e Unidos de Padre Anchieta, da Vila, conquistaram o título de campeãs do Carnaval de Ilhabela. O empate com 76 pontos quebrou uma hegemonia de cinco anos consecutivos da Unidos do Garrafão, que acabou em segundo lugar com 75,6 pontos.

A Mocidade Sul da Ilha terminou em quarto lugar com 72 pontos, seguida pela Mocidade Independente de Ilhabela, com 71,5 pontos.

A escola de samba Água na Boca não teve pontuação, já que em razão da chuva forte da noite de domingo (15/2) os jurados não chegaram a tempo do início de seu desfile. Tanto a Leões do Ita quanto a Unidos de Padre Anchieta desfilaram na noite de segunda-feira (16/2).

 

Leões do Ita

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba “Acadêmicos Leões do Ita” levou uma verdadeira festa à fantasia para a passarela do samba de Ilhabela, na segunda-feira de Carnaval. Sob a presidência de Benedito Augusto dos Santos, mais conhecido como Ditinho Elegância, a escola é a caçula de Ilhabela, mas nos últimos dois anos obteve o título de vice-campeã. O enredo foi “É Festa à Fantasia – Seja o personagem que quiser” e do samba enredo “Quem sabe eu possa ser um famoso da TV, ou talvez um personagem que já foi pro céu… Com lágrimas nos olhos vou assumindo o seu papel!”.

A escola foi a primeira a pisar na avenida na segunda-feira de Carnaval e levou um total de 560 integrantes divididos em oito alas, 4 carros alegóricos, 70 ritmistas comandados pelo Mestre Baggio e acompanhados pela Rainha Maria Paula Rosa e a Madrinha Aline Oliveira. Felipe Rodrigues e Lucimara Ramos de Jesus formaram o casal de mestre-sala e porta-bandeira. O responsável pela harmonia é Marco Antonio Bianchini e os intérpretes do samba enredo são: Maestro Jota, Gil Brown, Éder Miguel e Thiaguinho.

 

Padre Anchieta

A Escola de Samba “Unidos de Padre Anchieta” apresentou neste ano em Ilhabela um enredo inspirado no Festival de Parintins, que é um dos maiores espetáculos de folclore a céu aberto no mundo. Presidida por Mário Sérgio de Jesus, a escola desfilou o enredo “Parintins, o festival das lendas encantadas” para fechar a noite de Carnaval.

Foram 350 integrantes distribuídos em oito alas, quatro carros alegóricos e 60 ritmistas comandados pelos mestres de bateria Giovane e Matheus. A bateria seguiu pela avenida muito bem acompanhada pela madrinha Yoná.

André e Silmara formaram o casal de mestre sala e porta bandeira. Dr. César Simão foi o responsável pela harmonia. O autor do samba enredo, Vagner Almeida, colocou os expectadores no clima do desafio entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, em Parintins-AM. Os intérpretes do samba foram Wander, Lelê, Afonsinho, Fabiano, Rafael e Formiga.

Fundada oficialmente em 5 de dezembro de 1970, a “Anchieta” é a primeira escola de samba de Ilhabela e tem uma história marcada por grandes conquistas, sendo agora oito vezes campeã.