O verão se aproxima e o calor já chegou por aqui! E para você não perder nenhum minuto da estação mais gostosa do ano, selecionamos algumas das praias mais charmosas do norte da Ilha em um roteiro de tirar o fôlego. Escolha a sua (ou todas elas) e aproveite.

 

Viana

praias-002

Foto: Guilherme Andrade

Pequena e muito charmosa, a Praia do Viana tem águas calmas e transparentes, areia fina e grandes pedras, dentro e fora d’água. Ficou famosa por abrigar um dos restaurantes mais tradicionais de Ilhabela, instalado ali em 1960 por um casal de europeus e mantido até hoje pela terceira geração da família.

Sempre cercada por barcos de visitantes que vêm curtir as belezas da Ilha pelo mar, é ideal para famílias com crianças, pois tem facilidade de acesso e serviço de praia, inclusive com bote para servir embarcações. Peixinhos coloridos que circulam entre as pedras são vistos com facilidade e fazem a alegria de adultos e crianças que curtem mergulho livre.

9,1 quilômetros ao norte da Balsa

 

 

Pedra do Sino

sino1

Foto: Guilherme Andrade

O nome da praia é Garapocaia, mas todos a conhecem por Praia da Pedra do Sino. Isso porque, no canto direito, há um conjunto de enormes pedras e algumas delas, quando tocadas com outras pedras menores, emitem sons de sino. Este curioso fenômeno transformou o local em atração turística e há passarelas de madeira entre as pedras que levam ao local onde é possível conferir o som.

Cercada por coqueiros e com águas bem tranquilas, a praia convida os visitantes a passar o dia relaxando entre um banho de sol e outro de mar. Também é uma boa opção para quem quer caminhar ou praticar esportes náuticos como o Stand Up Paddle. Na água, grandes pedras submersas e boa visibilidade oferecem condições ideais para a prática de mergulho livre.

10,3 quilômetros ao norte da Balsa.

 

 

Praia do Pinto

pinto2

Foto: Guilherme Andrade

Distante da avenida e cercada por casas que formam um condomínio, a Praia do Pinto é uma das mais badaladas do lado norte ilha, com areias finas, águas calmas e muitas árvores que garantem sombra e formam uma bela paisagem. Não tem quiosques ou restaurantes, mas durante a temporada barracas de praia servem petiscos e bebidas.

O visual é lindo e no final da praia, do lado esquerdo, há um píer público e um acesso para a pequena e charmosa prainha da Ponta Azeda. No lado oposto, na ponta direita, um caminho sobre as pedras leva à praia da Armação. Em dias de vento, o local se transforma em point de velejadores de kite e windsurf, que colorem as águas com suas pipas e velas.  O acesso de carros só é permitido aos proprietários de imóveis do condomínio. Portanto, é preciso estacionar na avenida e seguir a pé pelo acesso público sinalizado por uma placa.

11,5 quilômetros ao norte da Balsa.

 

Praia da Pacuíba

pacuiba

Foto: Guilherme Andrade

Escondida e muito preservada, a Praia da Pacuíba fica no finalzinho da orla urbana da Ilha, um pouco antes da Praia do Jabaquara. O acesso é feito por uma trilha estreita no meio da mata, que passa despercebida por quem circula pela estrada de terra que leva ao norte. Por conta disso, ela é pouco conhecida dos turistas e mais frequentada por moradores e veranistas. Não há bares nem restaurantes e como em toda praia mais isolada, os borrachudos são vorazes!

O cenário é paradisíaco, com areias finas e claras, águas muito transparentes, grandes pedras e o verde da mata. O mar é mais agitado que na maioria das praias da região, mas depois de atravessar as ondas, é possível curtir um relaxante banho de mar. As pedras submersas e o paredão rochoso que marcam o fim da praia formam tocas e abrigam várias espécies da fauna marinha, fornecendo excelentes condições para a prática de mergulho livre.

16 quilômetros ao norte da Balsa

 

Praia do Jabaquara

dsc_0904

Foto: Guilherme Andrade

É a última praia acessível por terra ao norte da Ilha e graças a esta distância e à relativa dificuldade de acesso (após o fim do calçamento, são oito quilômetros em estrada de terra), é também uma das mais bonitas e preservadas. Sua beleza impressiona os turistas antes mesmo da chegada, já que há um trecho do trajeto de onde é possível avistar, do alto, toda a sua extensão.

Com águas agitadas e cristalinas e cercada pela Mata Atlântica, a praia é cortada por dois riachos, um em cada extremidade, tem árvores que garantem sombra e oferece boas condições para a prática de mergulho livre.

Há estrutura turística e serviço de praia, como o oferecido pelo Restaurante Canto do Jabaquara, que tem estacionamento, mesas, cadeiras e guarda-sóis, ducha, deck, quiosque e salão para almoço, e conta com um cardápio variado de peixes e frutos do mar, além de saladas e petiscos, entre outros pratos.

Outra maneira de conhecer a Praia do Jabaquara é contratar o passeio de escuna ou de lancha oferecido pela maioria das operadoras de turismo locais, com paradas também nas praias da Fome e do Poço.

Seja de barco ou de carro, nem pense em chegar à praia sem um bom repelente, pois para a maioria das pessoas é impossível permanecer por lá, mesmo que por poucos minutos, sem proteção adequada contra os borrachudos.

 

19,8 quilômetros ao norte da Balsa.