*por José Augusto Menegatti e Carla Lee
Estamos retornando com nossas matérias na Revista Ilhabela. Há tempos temos trazido em nossos textos informações em relação à movimentação, alimentação, sono com o intuito de contribuir para um estilo de vida coerente com preservação da integridade estrutural para a manutenção da saúde ao longo da vida.
O momento atual pede a volta de um assunto já tratado aqui outras vezes, OS RISCOS DE FICAR SENTADO.
Em que posição você se encontra agora? Sentada? Parada em pé? Então aproveite e ande um pouco antes de ler este texto.
Vida contemporânea
É fato que a tecnologia melhorou muito a comunicação entre as pessoas ao redor do mundo, facilitou uma série de trabalhos, trouxe avanços na medicina, entretanto, houve uma mudança comportamental séria, a diminuição da movimentação no dia a dia das pessoas em todas as faixas etárias. Atualmente adolescentes e adultos passam várias horas do dia na posição sentada, seja se locomovendo para a escola ou trabalho, durante o período na escola ou trabalho, fazendo as refeições, nas horas de lazer, como assistindo um programa na TV ou um filme, jogando e até em suas práticas de atividade física, como em alguns aparelhos de academias, bicicleta, caiaque, canoa.
Segundo estudos publicados pelo Jornal da Associação Americana de Medicina (JAMA) o tempo que pessoas de vários grupos de idade passam sentadas aumentou em 1 hora por dia entre 2007 e 2016, principalmente no grupo de adolescentes!
Os riscos
Ficar sentado é considerado um comportamento sedentário e o sedentarismo é um grande risco de mortalidade para muitos tipos de doenças crônicas. Existem vários estudos científicos mostrando a associação entre o tempo que a pessoa passa sentada e doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, demência, dor nas costas e até mesmo câncer.
Comprometimento vascular
Cansaço nas pernas e pés, inchaço, dores são sinais de que o fluxo de fluídos e sangue está sendo comprometido, são sintomas comumente relatados por pessoas que passam muito tempo sentadas. O retorno do sangue venoso e da linfa é extremamente dependente da atividade muscular que está totalmente desativada na pessoa sentada. Além da diminuição de fluxo existe também um aumento na viscosidade sanguínea após 2 horas nesta posição, o que aumenta a probabilidade na formação de coágulos nas veias e consequentemente trombose nos vasos profundos. Mulheres grávidas ou que tomam anticoncepcional, obesos, idosos e fumantes são pessoas com maior risco neste tipo de comprometimento.
O que fazer?
Se você tem o hábito de passar várias horas sentada/sentado, não interessa qual seja a razão, levante-se frequentemente e caminhe por 1–2 minutos, os riscos para qualquer doença diminuem substancialmente. Por exemplo, no trabalho procure não deixar as coisas à mão, isto a/o leva a levantar-se para pegar o que precisa, utilize um mobiliário que o permita trabalhar também em pé; vendo televisão, levante-se durante os intervalos dos programas; não utilize cadeiras, poltronas confortáveis, elas são um convite à manutenção da posição sentada e recostada!!!
Dica
– Para saber um pouco mais sobre o assunto, leia o nosso texto “Saúde Vascular” no site desta revista: www.revistailhabela.com.br/39326/.
– Assista ao vídeo no TED-Ed: https://ed.ted.com/lessons/why-sitting-is-bad-for-you-murat-dalkilinc “Porque ficar sentado é ruim para você”, tem legenda em português.
Aguarde a próxima edição da revista com mais informações.
Lembre-se de levantar!
José Augusto Menegatti é Professor de Educação Fsica em seus 54 anos de profissão trabalhou na área de educação, competição profissional como preparador físico da equipe de voleibol masculina do Banespa e Seleção Brasileira e proposta de organização estrutural. Desde 2003, junto com Carla Lee, bióloga, educadora física com especialização em fisiologia do exercício, abriram o Espaço Jera em Ilhabela/SP, onde oferecem grupos de estudos para profissionais e aulas/treinos para pessoas interessadas em preservar a vida. Para saber mais: HYPERLINK “mailto:contato@espacojera.com.br” contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135 ou whatsapp 12 99604-8565