por Dra. Elcilene Roefero

 

Alguns estudos sugerem que ter dentes e gengivas saudáveis pode aumentar nossa qualidade de vida, produzindo mais sorrisos, amplos e espontâneos!

 

Sorrir desempenha um papel significativo e essencial no bem estar geral. Produz emoções mais positivas dentro do nosso corpo, reduz o estresse e ainda contagia as pessoas com esta felicidade! O sorriso pode afetar as interações sociais e a autoconfiança, e pode influenciar a maneira como as pessoas percebem umas às outras.

 

Pesquisadores encontraram evidências de que a doença periodontal (uma das mais prevalentes doenças bucais) afeta a maneira como as pessoas sorriem! Concluíram que a doença periodontal pode ter uma influência negativa nos hábitos de sorrir das pessoas e mesmo desencorajá-las a expressar as emoções positivas com um sorriso.

 

Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento. Gengiva que recua ou se afasta do dente.  Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca. Dentes com mobilidade ou que mudaram de posição… O estágio inicial da doença periodontal é chamado de gengivite. Nesse estágio, a doença ainda é reversível e geralmente pode ser eliminada com uma limpeza profissional, acompanhada de escovação correta e uso de fio dental diariamente. A doença gengival avançada, ou periodontite, pode levar à perda do osso que sustenta os dentes e pode se tornar mais severa com o tempo, sendo uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. A doença periodontal geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos.

 

A boa notícia é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais. Durante um exame clínico, o dentista examina suas gengivas para verificação de problemas periodontais: Um instrumento chamado de sonda periodontal é usado para medir delicadamente a profundidade dos espaços entre seus dentes e gengivas. A profundidade do sulco normal deve ser de 2 mm ou menos. Nas doenças periodontais, o sulco se desenvolve em uma bolsa mais profunda que acumula mais bactérias provenientes da placa. Utilizando um instrumento chamado cureta ou um limpador ultrassônico, o dentista cuidadosamente remove placa e tártaro de toda a profundidade de cada bolsa periodontal. Esse procedimento permite que o tecido gengival cicatrize. Medicações podem ser utilizadas para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização. Numa consulta de acompanhamento, o dentista verifica a cicatrização das gengivas e a diminuição das bolsas periodontais.

 

Atenção para os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença: má higiene bucal, tabagismo, fatores genéticos, dentes apinhados, gravidez, diabetes, estresse e o uso de medicações como: esteróides, algumas drogas antiepiléticas, drogas para a terapia do câncer e contraceptivos orais.

 

As bactérias da periodontite podem contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, podem contribuir para a progressão do pré-diabetes e parecem estar relacionadas a alguns tipos de câncer. Comportamentos combinados de estilo de vida que incluem exercícios e manutenção de dieta e peso saudáveis podem diminuir a prevalência da doença!

 

O cuidado criterioso com o sorriso é imprescindível e remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal!

 

*Dra. Elcilene Maria Roefero é Cirurgiã-dentista, Especialista em Prótese e há 21 anos atua em Ilhabela, onde mantém a clínica El Mar Odontologia Integrada.