Atividades competitivas são situações tensas. O estado de stress que se instala têm efeitos biológicos diferentes em cada pessoa, em função do nível de aptidão física, grau de experiência, habilidade para se movimentar em espaços reduzidos e muitos outros fatores. O que temos em comum é que o estado de stress inunda o sangue com hormônios, principalmente o cortisol. Isto, entre outros fatores, é que dá a sensação de cansaço. Também é preciso levar em conta que este fenômeno é acumulativo. Portanto, a cada dia de competição o nível do estado de stress será ainda maior. Assim como a fadiga.

 

O QUE FAZER?

 

  • Procure acordar com tempo para um bom aquecimento. Tome água, coma uma fruta e comece com uma caminhada leve e vá aumentando o ritmo. Se estiver habituado, faça uma corrida leve de 20 a 30 minutos.
  • Tome seu banho e faça o seu desjejum habitual. Reforçado será melhor. Evite comer coisas que não está habituado. Prepare o seu lanche para levar para o barco. Faça um menu bacana com carboidrato e proteínas (frutas, queijo fresco, presunto cru, tomate, alface). Lembre-se de levar água para bordo.
  • Quando for para o barco, movimente-se para manter-se aquecido.
  • A circulação sanguínea ativada para além dos valores de repouso vai permitir que você lide melhor com os hormônios do stress.
  • Terminando a prova, deite-se no convés ou onde for possível e relaxe por alguns minutos. Principalmente se tiver outra regata em seguida. Em caso contrário, faça isto em terra onde você puder. Uma soneca seria o ideal para diminuir o nível de cortisol. O sono faz com que isto aconteça.
  • Bebidas alcoólicas, deixe para o final das competições, quando for comemorar. O álcool vai bagunçar o sono e você vai acordar no dia seguinte mais cansado do que quando foi dormir.
  • Procure dormir cedo para ter pelo menos 8 horas de sono.

 

 

FIQUE SAFO! VEJA ESSAS DICAS:

 

– Se você é o responsável pelo balão ou o spinnaker, ao olhar para os fetilhos lembre-se de afastar-se um pouco para poder estender o tronco. Isso evita que a circulação na cervical seja bloqueada. Movimente o pescoço constantemente durante todo o percurso da regata, assim você previne dores e vai ficar esperto.

  • Na maioria dos barcos você precisa se deslocar agachado para não tomar com a retranca na cabeça. Quando for fazer escora ou contra peso, se possível, flexione e estenda as pernas constantemente para compensar.

 

  • Ao caçar cabos, flexione os joelhos para ficar com a lombar livre enquanto faz força.

 

Lembre-se: no final do dia faça uma caminhada, e se estiver habituado, faça uma corrida moderada para o sangue e demais fluidos circularem e se livrar dos resíduos biológicos tóxicos acumulados durante o dia.

 

Repito: procure dormir bem, se alimentar bem e se hidratar bem. Só assim você estará mais disposto e menos vulnerável a dores e lesões durante a semana de vela.

 

Sejam bem-vindos e sucesso!

Bons ventos!

zeaugusto*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135.