Na edição passada da Revista Ilhabela falamos sobre a importância da organização postural para garantir um posicionamento adequado dos órgãos para que suas funções não sejam alteradas.

 

Como a maioria das pessoas está organizada de forma ineficiente, logo surgiu a pergunta: “Como faço para me organizar melhor?”. Bem, o primeiro passo é estar sempre atento a organização postural, seja parado, na posição sentada ou em pé, ou se deslocando.

 

Educativos para organização postural – O mais fácil é começar na posição parada em pé. Use uma parede para ajudar. Encoste de costas para ela e leve sua atenção para as áreas que entram em contato com a parede, desde o calcanhar até a cabeça.

 

Agora olhe para os pés, eles estão paralelos? Posicione os pés paralelos na distância da articulação do quadril. Leve sua atenção para a distribuição de peso na sola dos pés, está igual nos dois pés?  Agora posicione o esterno (o osso do meio do peito) de forma a estar na vertical, como se o finalzinho dele apontasse para o chão. Não mude a posição da pelve, ela deve estar em neutro para manter a curvatura normal da área lombar. Lembre: curva na lombar é natural!

 

Perceba se o queixo está na direção do chão ou para frente. Direcione o queixo para baixo, mesmo que precise desencostar a cabeça da parede, não tem problema, isso serve como referência ao longo do tempo.

 

Posicionando a cabeça – Já escrevemos sobre este tema nesta Revista em 2015, quando alertamos para a chamada Síndrome do pescoço de texto. Bem, agora vamos trazer movimentações educativas para ajudar você a encontrar essa organização eficiente.

 

Encostado(a) na parede, posicionando o esterno conforme a instrução acima, abaixe o queixo em direção ao peito). Agora traga sua cabeça para trás, movendo apenas a cabeça. Desta forma as vértebras superiores da coluna cervical no pescoço giraram posteriormente (para trás) para trazer seus olhos para o horizonte . Repita o levar do queixo ao peito, porém agora traga o olhar ao horizonte sem mover a cabeça, apenas levantando o peito.

 

Nenhuma destas formas é a correta, natural, de posicionar a cabeça, porém é o que as pessoas fazem, é o comum!

 

Encontrando a posição natural – Agora você vai repetir a experiência anterior: encostado(a) na parede, esterno na vertical. Deixe o queixo ir na direção do peito. Levante o olhar o mais paralelo ao chão possível, sem mover a cabeça e o peito. Pense em deslizar a cabeça de volta para a parede, atrás de você, mantendo o olhar paralelo ao chão, sem levantar o queixo ou o peito. No início o movimento será pequeno, porém você vai perceber a ativação da área superior das costas, antes do pescoço.

 

Essa ativação é que vai permitir manter a cabeça numa posição alinhada com o tronco e manter o peso bem distribuído sobre os pés. Caminhe e veja se você consegue manter esta ativação sem ficar rígido.

 

Dica – Comece seu dia fazendo este exercício educativo e ao longo do dia, sempre que levantar da cadeira, repita. Em pouco tempo você notará diferença em sua organização postural!

Se você ficou com alguma dúvida, acesse o nosso site www.menegatti.com.bre assista a explicação em vídeo.

 

José Augusto Menegatti e Carla Lee

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.