Regata Ilha de Toque-Toque marcou a estreia do bicampeão olímpico na C30; competição segue até sábado (30/7) com 115 embarcações

 

Ilhabela (SP) – O vento sul não passou de dez nós neste domingo (24), dia da abertura da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), mas o céu azul e a temperatura que chegou aos 25°C abrilhantaram a regata Ilha de Toque-Toque, destino da Classe C30. Em mais uma disputa acirrada, o Caballo Loco, com Robert Scheidt no leme, venceu o percurso de mais de 20 milhas (cerca de 40 km) com 3h23m10.

A disputa, como é característica na C30, mais uma vez foi acirrada. O Caballo Loco venceu com apenas 45 segundos de vantagem sobre o Kaikias Via Itália, que chegou 49 segundos à frente do Loyalty 06. Completaram a flotilha, Caiçara e Kairós. A largada foi dada em frente ao Pier da Vila, onde o público se aglomerou para acompanhar o Desfile dos Barcos. Estima-se mais de duas mil pessoas na orla da Vila, de forma rotativa.

A estreia de Scheidt na Classe C30 não poderia ser mais bem-sucedida. “O barco é fantástico para se velejar, muito sensível, fiquei impressionado positivamente. A largada foi fundamental, optamos pelo rumo junto à Vila para escaparmos da correnteza, mas perto da terra há sempre o risco da profundidade. Quase encalhamos no baixio do Perequê. Foi o momento mais tenso da regata”, contou Scheidt, aliviado.

O medalhista olímpico fez questão de elogiar a equipe do comandante Mauro Dottori. “A tripulação é muito boa e o Juninho (de Jesus, tático) é um ótimo velejador, o que faz a diferença. Mantivemos a frente na ida a Toque-Toque. Depois de contornarmos a ilha o vento diminuiu e os demais barcos se aproximaram, mas seguramos a liderança. O dia foi muito bom, mas precisamos evoluir porque ainda teremos várias regatas pela frente”.

Rivalidade permanente – Os duelos entre Caballo Locco, atual bicampeão brasileiro, e Kaikias Via Itália, atual campeão da Semana de Vela, intensificaram-se nos últimos anos. A disputa se estabeleceu novamente neste domingo. “Tivemos um começo de regata muito ruim. Largamos bem no meio da flotilha, entre dezenas de barcos”, relatou o timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus.

Em último lugar, restou ao Kaikias uma estratégia de recuperação. “Ultrapassamos o Loyalty no Farol do Moleque (depois da balsa rumo a Toque-Toque) e logo em seguida, o Kairós e o Caiçara. No trajeto de volta, partimos em busca do Caballo e chegamos muito próximos a eles”, exaltou Beto de Jesus, satisfeito com o desempenho de sua tripulação.

A segunda-feira (25) ficará reservada à Regata Vela do Amanhã, iniciativa de inclusão social que receberá mais de 100 crianças de escolas públicas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As regatas da Semana de Vela retornam na terça-feira e seguem até sábado (30). A Classe C30 disputa simultaneamente a segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro.

Classe C30 na Semana de Vela (uma regata)

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 1 ponto perdido

2 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 2 pp

3 – Loyalty (Alexandre Leal): 3 pp

4 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 4 pp

5 – Kairós (Alessandro Penido): 5 pp