Este pequeno periquito, chamado por alguns de maritaca, faz questão de marcar presença em Ilhabela. Não precisamos entrar no mato para vê-la, pois ela voa por toda a cidade e até em locais onde há poucas árvores e muitas construções. Fazem seus ninhos nos telhados das casas e dos comércios e com seus bicos poderosos podem descascar fios elétricos e causar curtos circuitos nas instalações, queimando aparelhos elétricos e causando prejuízos para os proprietários. Estamos lidando com uma praga urbana ou uma espécie vitimada pela retirada de seu habitat natural, que precisa adaptar-se a um novo meio para sobreviver?

 

Em recente levantamento de dados feito pelo grupo de trabalho GESFAUI (Gestão da Fauna Silvestre de Ilhabela), verificou-se que a tiriba é uma das aves mais resgatadas pelos órgãos ambientais e uma das mais atendidas pelos veterinários. Muitas delas aparecem mutiladas, enroscadas em linhas de pipas, chocadas contra vidros e algumas são brutalmente retiradas dos ninhos dos telhados das casas, onde filhotes morrem sem qualquer cuidado.

 

Podemos minimizar este impacto com algumas medidas simples:

 

ü  Antes de construir, inclua no projeto a vedação dos vãos nos telhados e a colocação de adesivos nos vidros;

 

ü  Se as tiribas já estiverem morando no seu telhado, segue uma dica para a vedação:

 

ü  Pegue uma tela de arame flexível (tipo galinheiro) e faça bolas que se moldem aos vãos das telhas. Prepare tantas bolas quantos vãos a serem preenchidos;

 

ü  Antes de colocá-las, levante várias telhas, olhe e ouça para se certificar de que não tenha nenhuma tiriba dabaixo do telhado;

 

ü  Preencha todos os vãos, sem deixar pontas de arame para fora.

 

Caso você descubra que já há um ninho formado, provavelmente estará entre os meses de setembro a março, período reprodutivo da espécie (figura 2). Tenha um pouco de paciência… Espere que os filhotes cresçam e não deixe de vedar o telhado no final de março ou começo de abril.

 

Após algumas experiências de fechamento dos vãos nos telhados; como massa de cimento, passarinheiras e espuma expandida, cheguei à conclusão que a bola da tela galinheiro é um método mais eficiente que os outros. Outra vantagem de usar a tela é que o ar vai continuar circulando entre as telhas e o forro, mantendo uma temperatura mais agradável na casa.

 

A sua participação é muito importante para a preservação dos animais silvestres da Ilhabela. Ajude a divulgar! Se você tem algo a acrescentar sobre este assunto, dúvida ou comentário entre em contato conosco.

 

*Silvana Davino é membro do GT Animais Silvestres de Ilhabela.

 

silvana.davino@uol.com.br