Evento acontece nos dias 13 e 14 de abril com objetivo de mapear e articular o setor cultural para o debate das políticas públicas municipais

56601030_776662716045030_1737868240408805376_o

Nos dias 13 e 14 de abril, o Fórum Popular de Cultura de Ilhabela, movimento independente que reúne artistas e integrantes das mais diversas manifestações culturais na cidade, irá realizar o 1o Encontro de Cultura de Ilhabela, no Espaço Cultural Pés no Chão.

 

Com a proposta de mapear e estabelecer uma rede de artistas e cultureiros ativa, bem informada e engajada no debate das políticas públicas municipais, o evento deve reunir pelo menos 100 participantes em dois dias de atividades, que incluem debates, palestras e sarau. “Temos que ser atores dos rumos da política cultural da nossa cidade”, afirma a produtora cultural e educadora Débora Bergamini, uma das integrantes do Fórum. “A atual forma de representação não atende aos nossos anseios e demandas”.

 

Organizado de forma independente, horizontal e colaborativa por integrantes do Fórum Popular de Cultura de Ilhabela (mais informações abaixo) e com apoio da Prefeitura Municipal, o Encontro foi convocado para antecipar as discussões que acontecerão durante a Conferência Municipal de Cultura, marcada para o segundo semestre. “O poder público tem obrigação de realizar conferências abertas a cada dois anos e a classe artística estava desarticulada para participar ativamente deste debate. Por isso, decidimos organizar esta pré-conferência”, explica Jorge Tadeu Mota, outra liderança do Fórum.

 

A programação tem início no sábado (13) com um debate sobre as políticas municipais de cultura. “Conhecer a fundo os mecanismos existentes, suas qualidades e suas limitações é o primeiro passo para termos uma visão crítica de onde queremos chegar”, afirma Alessandra Tomazini, artista circense e uma das articuladoras do Fórum Popular de Cultura.

 

Na sequência, na parte da tarde, os presentes serão divididos em sete grupos, de acordo com a área de atuação para realizar debates setoriais, reconhecendo desafios e propostas de cada área. A partir das 18h, irá acontecer um sarau, reunindo diferentes formas de expressões artísticas em um momento de descontração.

 

No domingo, o grupo irá, apresentar um mapeamento dos artistas presentes divididos por área da cultura e região, elaborar o documento final e, ainda, discutir dois temas que estão atualmente na pauta do setor: o projeto de lei de revisão do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela (Compsi) e a criação de um Fundo Municipal de Cultura gerido

pelo Conselho.

 

Sobre o Fórum de Cultura de Ilhabela – O Fórum Popular de Cultura de Ilhabela brotou da necessidade de falarsobre a cena atual da cultura na cidade e de nossas demandas. Como artistas, produtores, cultureiros e cidadãos, vemos a arte e cultura como propulsor econômico e social. Somos um movimento cultural independente que se organizou no final de 2018 com objetivo de debater as políticas públicas de Cultura da cidade. No exercício de nossa cidadania, buscamos garantias de cultura como um direito constituído, fomentando a participação popular nas decisões públicas e nas políticas públicas culturais.

 

Nascemos dentro do contexto do Fórum de Cultura do Litoral Norte. Começamos a nos encontrar com a proposta de organizar uma edição do fórum regional aqui na Ilha, mas não demorou para entendermos que estávamos desarticulados e que, antes de pensar em uma atuação intermunicipal, o primeiro passo era avançar em debates locais.

 

Em pouco tempo de atuação, já conseguimos provocar a reativação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela (Compci) e estamos participando do grupo de trabalho que está redigindo uma reforma na lei do Conselho e a criação de um Fundo Municipal de Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO – 1o Encontro de Cultura de Ilhabela

 

Sábado,13/04

8h30 – Abertura do Credenciamento e Café

 

9h30 – Conversa de Abertura

“Políticas Municipais de Cultura “

Mediador do Fórum Popular de Cultura

Secretário Municipal de Cultura

Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural

Presidente Executivo da FUNDACI – Professor Adilson

Palestrante: Alcemir Palma – Secretário de Cultura de Pindamonhangaba

 

12h30 – Almoço

 

14h00 – Debates Setoriais

Os presentes serão divididos em grupos, de acordo com a área de atuação (ver abaixo|). Este será um espaço para conversar com nossos pares sobre as políticas públicas de cultura do município, reconhecendo desafios e propostas de cada área.

 

Setores

  1. Música
  2. Artes Visuais
  3. Artes Cênicas
  4. Literatura
  5. Cultura Popular/Tradicional
  6. Artesanato
  7. Patrimônio

 

17h00 – Café

 

18h00 – Sarau

 

22h00 – Encerramento

 

Domingo, 14/04

 

14h00 – Apresentação dos resultados dos grupos setoriais (15 minutos para cada grupo)

Este será o momento em que os relatores de todos os grupos artísticos/culturais apresentarão aos(as) presentes as propostas e sugestões discutidas no dia anterior. Aqui poderemos conhecer melhor a realidade de setores culturais/

 

16h15 – Apresentação do projeto de lei de revisão do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura

 

17h00 – Apresentação do documento final desenvolvido pelo Fórum e Café de Encerramento

 

Serviço

1º Encontro de Cultura de llhabela

Dias 13/4 (das 8h30 às 22h) e 14/4 (das 14h às 18h)

Espaço Cultural Pés no Chão (R. Macapá, 72 – Barra Velha)

A participação é gratuita e aberta a qualquer interessada(o).

Link do evento: https://www.facebook.com/events/395339564377569/

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/1JbQa4R4EdfIB4pBKcwY7NTDtvtBYfyqGa8Cn7Ap2pi0/edit?usp=drivesdk&fbclid=IwAR2eYb5laYa2GcwvrLdMErjvM2I_COA5Ri5RklJ2kyxB3TVnSaeBGvodNM