Tente responder essa questão. Também perguntamos aos nossos clientes mais assíduos. Veja o que eles disseram: movimentar-se de maneira fluente, estar fisicamente apto, ser independente, não tomar remédios, bom humor, postura, não ficar doente, vida com qualidade etc.
Resumindo: integridade corporal
Na verdade, todas as respostas e desejos são consequências e só podem acontecer plenamente se houver integridade estrutural (corporal). Exemplo: quando um acidente ocasiona uma lesão ou uma patologia danifica o sistema nervoso ou uma alimentação inadequada e sedentarismo tornam a pessoa obesa, a integridade estrutural é prejudicada e é praticamente impossível a realização plena dos desejos citados acima ao longo da vida.
O foco primordial de nossa proposta é potencializar a integridade estrutural. Essa é, portanto, a verdadeira razão do porque treinar. Manter-se estruturalmente íntegro.
É fato. Comprove você mesmo.
Corporalmente estamos em constante transformação. Pegue uma foto sua quando era um bebê, uma criança, um adolescente e olhe no espelho. Compare. Que transformação espetacular, não é verdade? Nosso plano de treinamento objetiva manter essa transformação estrutural a mais integra possível, desacelerando o processo destrutivo do envelhecimento.
Como fazer isso?
Em primeiro lugar é preciso envolver o domínio cognitivo. Informar as pessoas e levá-las a compreender como somos constituídos corporalmente e como o treinamento traz ajustes estruturais. Por exemplo: o tecido muscular se transforma em resposta ao treinamento em um tempo diferente do tecido conjuntivo, que forma tendões, ossos, ligamentos e cartilagens. Não só o tempo influencia, é preciso também considerar a magnitude do esforço, a velocidade, a quantidade e a frequência com que a pessoa se movimenta durante o treino e a direção das linhas de força. Estas linhas de força, ou linhas tensionais, geram sinais mecânicos, químicos e elétricos, que são utilizados pelas células para renovar e remodelar tecidos.
Se um exercício é montado apenas envolvendo flexões e extensões ou adução e abdução, as linhas tensionais surgem em apenas um eixo de movimento. Assim, a qualidade, a quantidade de sinais e os tecidos serão renovados e remodelados de maneira deficitária, tornando-se frágeis e vulneráveis a lesões, principalmente o arcabouço fibroso da matriz extracelular.
Comece hoje mesmo.
Treinar de forma complexa e variar constantemente a carga, o volume, a intensidade, a sobrecarga e principalmente os tipos de movimento é a maneira mais eficiente para nos mantermos corporalmente íntegros e fisiologicamente eficientes.
Bons treinos!
*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.