*Dr. Rodrigo V. Cavalcante

MIOPIAO míope não enxerga de longe.

Os míopes enxergam objetos próximos claramente, porém os distantes ficam desfocados. É frequente esta necessidade passar despercebida nos seus estágios iniciais.

Não consegue ler placas na rua? Franze os olhos para ver com nitidez ao longe? A criança escreve com o rosto muito próximo do caderno? O rendimento escolar tem sido baixo?

 

ASTIGMATISMOO astigmata tem dificuldade em enxergar de perto e de longe.

Quem tem astigmatismo não tem percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e obliquas. Pode ter outras necessidades visuais como miopia, hipermetropia ou presbiopia (vista cansada, após os 40 anos).

Há dificuldade em manter a leitura da linha de um texto e confusão ao diferenciar símbolos como D e O ou M e N, bem como 8 e B.

 

HIPERMETROPIA O Hipermetrope tem mais dificuldade para enxergar de perto.

Sensação de peso nos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão podem ser sintomas de hipermetropia. O esforço permanente para enxergar bem pode causar desconforto, principalmente ao ler um texto, por exemplo. Não consegue ler de perto e nem de longe com nitidez? Os olhos cansam durante a leitura?

 

VISTA CANSADAÉ a gradativa dificuldade em ver nitidamente de perto após os 40 anos.

A vista cansada ou presbiopia é a redução natural e gradual da visão de perto, que acontece com todas as pessoas a partir dos 40 anos. A vista cansada ocorre por igual em míopes, astigmatas e hipermetropes, ou mesmo em quem nunca necessitou de correção visual. É fácil perceber: afasta o jornal ou cardápio para ler? Precisa de mais luz para ler um livro? Não consegue ler textos com letras menores?

 

VOCÊ SABIA?

  • 2,5 Bilhões de pessoas não enxergam bem, não vivem bem e não têm visão corrigida.
  • 80% das informações que recebemos do mundo são captadas através dos olhos.
  • A catarata é uma importante causa de cegueira e pode ser curada.
  • Após os 40 anos, uma a cada 4 pessoas tem vista cansada e não sabe.
  • Inúmeros motoristas são feridos a cada ano pelos reflexos que “cegam” à noite.
  • Assim como a pele, os olhos precisam ser protegidos do sol. A radiação UV pode causar catarata, degeneração macular e outras doenças.

 

Faça exame oftalmológico regularmente. Consulte seu especialista.

 

*Dr. Rodrigo V. Cavalcante – CRM 116.442 é Médico Oftalmologista. Atende na Clinica Aquarela – (12) 3895.8516 | rodrigovcavalcante@hotmail.com.