Um bom nível de condição física é importante para todos. Estar em forma reduz o risco de inúmeras patologias, desacelera a maioria dos comprometimentos morfofuncionais causados pelo envelhecimento, nos torna metabolicamente mais eficientes, mais capazes de nos ajustarmos biologicamente ao calor e ao frio e aumenta a capacidade de gerar força. Além disto, nos torna mais seguros para realizar as tarefas do dia a dia e as atividades recreativas, preservando a eficiência de mobilidade e garantindo nossa independência.
Mais saúde – Um estilo de vida ativo provoca ajustes biológicos positivos e nos torna mais saudáveis e com mais bem-estar. Algumas das patologias comuns nas sociedades urbanas modernas como: cardiopatias, pressão alta, obesidade, diabetes tipo II, falta de eficiência no ajuste postural que leva a quedas que por vezes são fatais, comprometimentos e dores articulares com consequente limitação de movimentos e dificuldade para se deslocar têm sua origem no estilo de vida sedentário.
Envelhecimento – A deterioração morfofuncional proveniente do estilo de vida sedentário é comumente confundida com o processo de envelhecimento. Tornar-se lento, rígido e fraco à medida que os anos passam são muito mais consequências do estilo de vida sedentário do que do envelhecimento. Mesmo envelhecendo podemos nos manter resilientes, ativos e independentes se seguirmos um programa de exercícios individualizado e adequadamente progressivo ao estado biológico em que nos encontramos.
Comece já – Em primeiro lugar escolha atividades que você gosta e que lhe sejam lúdicas. Participe de atividades em grupos onde as pessoas sejam agradáveis e divertidas. Não vale iniciar um programa chato e repetitivo que o faça se sentir obrigado e muito provavelmente o fará desistir.
Uma referência – Se você estiver sedentário comece a treinar aos poucos para não ficar todo dolorido. Se escolher começar com caminhadas, faça pequenas sessões de 5 a 10 minutos perto de casa, no jardim ou mesmo dentro de casa. Estas sessões realizadas 3 vezes ao dia vão fazer você se sentir melhor já na primeira semana. Quando se sentir seguro convide um amigo e vá caminhar na orla. Comece em piso plano e, gradativa e confortavelmente, vá para a areia, grama e devagar inclua subidas e descidas que no início devem ser suaves. Seu objetivo é chegar a caminhar 5 km em uma hora. Acredite, exercitar-se regularmente vai mudar a maneira como você se percebe e com certeza trará mais saúde e bem-estar.
“Acrescente vida aos seus anos ao invés de anos a sua vida”. Hans Selye.
Bons treinos!
*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.